Jogo Qui-Mico

 

1. ESTRUTURA

O jogo é composto por 25 cartas sendo 15 cartas contendo grupos funcionais dos compostos orgânicos, 12 cartas contendo o nome das funções organicas e uma carta contendo o Qui-Mico.

2. OBJETIVO

Associar as funções de quimica organica com seus respectivos grupos funcionais.

3. CONTEÚDOS

Funções da orgânica (grupos funcionais X funções, fórmulas X funções, radicais orgânicos X nomes dos radicais).

4. NÚMERO DE JOGADORES

Três ou quatro.

5. TEMPO MÉDIO

30 minutos.

6. REGRAS

  • Cada aluno tira uma carta do monte até que elas terminem.

  • Cada um com suas cartas deverá formar pares, por exemplo: nome da função e estrutura colocando-as sobre a mesa. A seguir o que tirou a carta da mesa mostrará o verso das cartas para seu companheiro da esquerda para que ele retire uma delas. Se formar um par deverá colocá-lo sobre a mesa, caso não forme um par deverá ficar com as cartas que serão mostradas ao próximo colega para que esse retire uma carta. E assim o jogo deve continuar até que todos os pares sejam formados. O aluno que ficar com o Qui-mico perde o jogo e deverá cumprir com uma tarefa combinada pelos companheiros.

  • Após o jogo o professor deve solicitar que os alunos copiem todos os pares em seu caderno podendo pedir que os alunos escrevam um numero x de compostos com os numeros funcionais escrevendo o nome desses compostos. Essa última etapa pode ser compartilhada com os outros grupos, sugerindo que cada um escreva no quadro os compostos que estruturou.

7. SUGESTÕES

Reunir todos os pares formados no final do jogo e organizar um quadro resumo das funções orgânicas com o respectivo grupo funcional. Poderá também ser solicitado ao aluno que ele dê exemplos através da construção de fórmulas de cada uma das funções que fizeram parte do quadro, colocando sua nomenclatura correspondente. Se o professor desejar após o jogo dê uma lista com várias fórmulas para que os alunos identifiquem as funções e coloquem o nome de cada composto.

 

Enquete

Qual recurso você mais utiliza para estudar?
 

Veja Também...

Banner