Jogo Das Reações


1. ESTRUTURA

O jogo é constituído por 18 fichas contendo as substâncias reagentes e 18 fichas contendo as substâncias produtos de reações. As fichas devem ter cores diferentes para definir uma cor para reagentes e outra para o produto. O jogo foi estruturado para reações inorgânicas mais comuns.


2. OBJETIVO

Associar os reagentes de uma reação química aos seus respectivos produtos.


3. CONTEÚDOS

  • Reações químicas.
  • Nome dos compostos.


4. NÚMERO DE JOGADORES

Três ou quatro.


5. TEMPO MÉDIO

50 minutos.


6. REGRAS

  • Distribuir a turma em grupos de três ou quatro alunos.
  • Para cada grupo fornecer fichas com os reagentes e fichas com os produtos, que devem ser dispostas sobre a mesa em grupos separados e viradas para cima.
  • Cada jogador deverá observar as fichas dos reagentes e produtos tentando formar a reação completa. Caso o jogador consiga montar a reação ele detém as fichas deixando o próximo jogador jogar. Caso não encontre o respectivo produto, as fichas devem ser mantidas sobre a mesa para o próximo jogar.
  • O jogo termina quando não existirem mais fichas sobre a mesa. O vencedor é aquele que conseguir o maior número de fichas.


7. SUGESTÕES

O professor poderá, após o término do jogo, solicitar que os alunos escrevam as reações no caderno, podendo classificá-las ao tipo de reação, dar o nome dos compostos que fizerem parte dos reagentes e produtos, classificar as substâncias quanto às funções, etc.

 

Enquete

Qual recurso você mais utiliza para estudar?
 

Veja Também...

Banner