Roleta Química

 

roletaquimica

 

 

1. ESTRUTURA

O jogo é composto por uma roleta contendo números de 1 a 32. Esses números correspondem aos números atômicos da Tabela Periódica do elemento hidrogênio ao enxofre. Para o jogo é necessário que cada grupo de alunos tenha uma tabela periódica e folhas para anotações.


2. OBJETIVO

Possibilitar ao aluno o exercício da distribuição eletrônica dos elementos.


3. CONTEÚDOS

  • Distribuição eletrônica dos elementos.

  • Constituição dos átomos (próton, nêutron e elétron).

  • Posição dos elementos na tabela periódica.

  • Famílias dos elementos.

  • Metais, não-metais e semi-metais.


4. NÚMERO DE JOGADORES

Três a quatro jogadores.


5. TEMPO MÉDIO

50 minutos.


6. REGRAS

  • Todos os jogadores giram a roleta e aquele que obtiver o menor número inicia o jogo.

  • O primeiro jogador gira a roleta e anota o número que obteve em sua folha, deixando o próximo jogador jogar.

  • Após todos os jogadores estarem de posse de seus números é o momento de trocar com seus colegas de grupos os números sorteados de maneira que todos tenham os mesmos números.

  • Agora todos os jogadores devem fazer a distribuição eletrônica conjuntamente.

  • Feita a distribuição eletrônica os jogadores devem dar a localização do elemento na tabela periódica, sua família, sua classificação em metal, não metal e semi-metal, sua quantidade de prótons, elétrons e nêutrons.

  • Os dados obtidos devem ser, posteriormente, comparados com a tabela periódica que o professor irá distribuir.

  • O professor deverá conferir os resultados obtidos pelo grupo sendo vencedor aquele grupo que tiver maior número de acertos.


7. SUGESTÕES

O professor poderá realizar uma troca entre todos os colegas das atividades realizadas em grupo, através de um relator das atividades.

A atividade da roleta química descrita, anteriormente, pode ser entendida, ou seja, o professor pode solicitar aos alunos que girem a roleta várias vezes, obtendo um maior número de elementos para realizar as atividades propostas.


 

Enquete

Qual recurso você mais utiliza para estudar?
 

Veja Também...

Banner