AR E COMBUSTÃO

 

FOGO E COMBUSTÃO

Combustão significa queima. As combustões sempre tiveram muita importância na vida do homem. Uma das grandes vitórias da humanidade foi sem dúvida a conquista do fogo, quando o homem aprendeu a provocar combustões e a controlá-las.

 A descoberta do fogo

 

A descoberta do fogo na pré-história* foi fundamental para a evolução* da vida humana em nosso planeta.
Os homens primitivos* devem ter visto o fogo pela primeira vez ao presenciar incêndios em florestas, causados pela queda de raios.
Pode-se dizer que esses homens, observando os efeitos do fogo e tentando utilizá-lo, agiam como os cientistas de hoje. Inicialmente, o homem deve ter aprendido a conservar o fogo, usando pedaços de madeira para alimentá-lo e mantê-lo aceso permanentemente. Só bem mais tarde é que o homem conseguiu fazer fogo. Ao esfregar pedaços de madeira um contra o outro, por exemplo, produzia calor suficiente para fazer surgir uma chama. Depois disso, bastava manter o fogo aceso.
O fogo foi utilizado pelo homem primitivo, para cozinhar alimentos, que assim se tornavam mais moles; para fazer fogueiras, que o aqueciam no inverno e espantavam os animais selvagens durante a noite; para desmatar áreas de vegetação, facilitando assim a caça e, mais tarde, abrindo espaço para a agricultura. Um dos primeiros usos industriais do fogo aconteceu quando o homem aprendeu a cozinhar o barro, produzindo vasilhas de cerâmica, nas quais podia guardar alimentos e bebidas.
Bem mais tarde, o conhecimento do fogo permitiu que se extraíssem metais a partir do aquecimento de minérios. Isso tornou possível a produção de instrumentos metálicos, tais como facas e machados, que, sem sombra de dúvida, representaram outra revolução* no modo de vida do homem no planeta.

*Pré-história: época anterior a invenção da escrita e à utilização dos metais.

*Evolução: progresso.

*Primitivo: dos primeiros tempos. O homem primitivo é o que vivia de maneira muito simples e natural, tal como o homem pré-histórico.

*Revolução: mudança muito grande.

 

 

Combustível e comburente

Qualquer substância que pegue fogo é chamada combustível. Os combustíveis podem ser sólidos, líquidos ou gasosos.

Você viu, no capítulo anterior, que a presença do ar é indispensável às combustões. Por causa disso, o oxigênio é chamado comburente.

 

O AR É NECESSÁRIO PARA AS QUEIMAS

Esta experiência simples mostra como o ar é necessário para as queimas.
Fixe duas velas iguais no fundo de uma vasilha, utilizando um pouco da própria cera derretida. Coloque um pouco de água na vasilha, acenda as duas velas e cubra cada uma delas com um pote de conservas. Use potes de tamanhos diferentes.
O que você observa depois de algum tempo?

 

 Você observa que a vela coberta pelo pote menor se apaga mais depressa do que a outra. Isso ocorre porque no pote menor há menos ar — e, portanto, menos oxigênio.
Agora toque com cuidado os dois potes. Vai perceber que o vidro está quente. Isso mostra que as combustões produzem calor.
E por que será que parte da água sobe nos dois potes?

 

A COMBUSTÃO PRODUZ GÁS CARBÔNICO

A maioria dos combustíveis comuns, como o carvão, a madeira, a parafina da vela, a gasolina e o álcool, produz gás carbônico (CO2) durante a combustão. A experiência que vamos descrever vai mostrar isso.
Da mesma forma que na experiência do item anterior, fixe uma vela no fundo de uma vasilha, usando cera derretida. Coloque na vasilha um pouco de água de cal, que você aprendeu a preparar no capítulo anterior. Acenda a vela e cubra-a com um copo ou um pote de conservas. Espere a vela apagar. O que você observa?

Você observa que no interior do pote o nível da água de cal sobe. Isso demonstra que uma parte do ar — no caso, o oxigênio — é consumida. Por outro lado, a água de cal fica turva. Isso indica a presença de gás carbônico.

Por que se forma gás carbônico?

Os combustíveis que formam gás carbônico quando queimam têm carbono (C) na sua constituição. E fácil perceber que a madeira contém carbono: um pedaço de lenha não completamente queimado vira carvão, O carvão é, praticamente, carbono puro.
O gás carbônico (CO2) é resultado da combinação entre o carbono (C) existente no combustível e o oxigênio (O2) do ar. Essa combinação é uma reação química.

 

ENFERRUJAMENTO É COMBUSTÃO?

Você se lembra da experiência do bombril, feita no capítulo anterior?
O bombril ficou enferrujado após alguns dias. Chamamos de óxido de ferro a substância marrom que apareceu, já que o oxigênio combinou-se com o ferro da palhinha. A oxidação do ferro é considerada pelos químicos como um tipo de combustão, embora muito mais lenta.
Que semelhanças e que diferenças existem entre a combustão de uma vela e a formação da ferrugem?

Em ambos os casos, há consumo de oxigênio. A combustão da vela produz calor, mas não se nota isso no caso do bombril. Na realidade, também ocorre produção de calor durante a oxidação do ferro, mas muito lentamente. Além disso, o calor se dissipa à medida que é produzido.

 

*Pré-história: época anterior à invenção da escrita e à utilização dos metais.
*Evolução: progresso.
*Primitivo: ds primeiros tempos. O homem primitivo é o que vivia de maneira muito simples e natural, tal como o homem pré-histórico.
*Revolução: mudança muito grande.
*Dissipar-se: dispensar-se, espalhar-se.

 

Referência: BEDAQUE, C. S.- Ciências: "Entendendo a natureza: o mundo em que vivemos".

 

 

 

Enquete

Qual recurso você mais utiliza para estudar?
 

Veja Também...

Banner