A ÁGUA

 


A água é a substância mais comum encontrada na terra, cobrindo cerca de 3/4 da superfície do planeta, mas, apesar de parecer tão abundante este recurso natural se torna cada vez mais escasso para nós. De toda a água presente no planeta terra somente uma pequena parte, aproximadamente 1%, está disponível para consumo humano. O restante está presente nos oceanos como água salgada e nas geleiras. O Brasil possui uma das maiores reservas de água doce do mundo, em torno de 15% da água doce disponível no planeta se encontra em território brasileiro. A Região Norte é a que possui maior quantidade de água, aproximadamente de 68% da água de nosso país se encontra nesta região.


 

 

Portanto podemos nos considerar privilegiados, pois vivemos em um país rico em água, mas, nem tudo é tão belo quanto parece. Não só em nosso país, mas em todo o mundo a quantidade de água potável vem diminuindo cada vez mais, por diversos motivos como o desmatamento que acaba provocando a destruição das nascentes e a poluição que torna a água imprópria para consumo. As principais fontes de poluição são:

  • As indústrias, que descartam os resíduos industriais diretamente nos rios, contaminando a água e provocando, muitas vezes, grandes desastres ambientais.

  • A agricultura, que faz uso de grande quantidade de agrotóxicos que permanecem no solo e são transportados pela água da chuva chegando até os rios, lagos e lençóis subterrâneos.

  • O esgoto doméstico, que em muitas cidades ele é despejado em rios sem passar antes por uma estação de tratamento.

Sendo assim, é de vital importância a preservação do nosso bem mais precioso, se não um dia vamos acabar ficando sem água.

No corpo humano a água é o componente principal, ocupando cerca de 65% de nossa massa corporal. O envelhecimento pode ser visto como um processo de secagem, uma vez que da infância até a velhice a quantidade de água no corpo diminui gradativamente.

Para a ciência a água também tem um papel muito importante, sendo considerada um dos melhores solventes existentes, ela dissolve facilmente vários tipos de substâncias, o que facilita a interação química entre as moléculas, favorecendo as reações.

A água pode ser encontrada facilmente em seus três estados físicos, pois seu ponto de fusão (congelamento) é 0° C e o ponto de ebulição (evaporação) é 100° C. Outra característica interessante é que á água tem densidade muito próxima de 1, ou seja, 1g/mL.

A seguir você poderá explorar estas e outras propriedades da água através de experimentos simples, práticos e dinâmicos, especialmente selecionados para facilitar e ampliar seu conhecimento sobre este tema.

 

Enquete

Qual recurso você mais utiliza para estudar?
 

Veja Também...

Banner