ELETROMAGNETISMO DA TERRA


Objetivos:


- Introduzir o conceito de campo magnético e as bases do magnetismo dos corpos e da Terra.

- Observar a agulha imantada apoiada em uma rolha de cortiça sobre a água e relacionar com o conceito de orietação geográfica e uso da bússola.



Material:


-    faca ou estilete, tesoura


           Imã, magnetismo, campo magnético:


-       1 bússola

-       1 placa de Petri de plástico

-       limalha de ferro

-       1 imã


         Bússola:


-       1 agulha de costura tamanho médio

-       1 disco de isopor

-       1 tubo de cola branca

-       2 garrafas de refrigerante cortadas ao meio

-       pedaço de cartolina 1cm x 5 cm

-       linha 0,50 m

-       1 palito de sorvete ou de espetinho ou pedaço de arame


Procedimento:



Experimento 1 – ímã, magnetismo, campo magnético


Parte A


-       Colocar a limalha de ferro na placa de Petri.

-       Aproximar o imã da limalha de ferro e observar o que acontece.

-       Repita o experimento utilizando serragem ao invés de limalha de ferro.


Parte B


-       Cortar um pedaço de papel sulfite 15 cm x 20 cm

-       Colocar 6 clipes ou alfinetes sobre o papel

-       Aproximar o papel do imã e observar como os clipes se alinhar no meio e nos polos do imã.


Experimento 2 – bússola


Parte A


-       esfregar a agulha com um imã, porém com movimentos no mesmo sentido e com o mesmo polo do imã.

-       recortar um disco de isopor e colar a agulha imantada sobre o isopor horizontalmente.

-       colocar água na garrafa de refrigente previamente cortada ao meio.

-       colocar o isopor com a agulha sobre a superfície da água e observar para onde aponta a agulha.




Parte B


           - cortar um pedaço de papel sulfite de 1 cm x 5 cm e dobrar à metade no sentido de maior comprimento deixando com a inclinação parecida com um telhado.

           - furar no centro na linha da dobradura para passar um fio de linha.

           - dar um nó na extremidade de um fio de linha e passar pelo buraco de dentro do telhado para fora, até o nó apoiar no papel.

           - espetar a agulha na lateral do telhado.

           - amarrar a linha em um palito de apoiar na borda da garrafa de refrigerante cortada ao meio.



Conteúdo:


           I- Magnetismo


           Conhecido desde a remota antiguidade o magnetismo deve-se à força magnética, que é uma das forças fundamentais da natureza comparando-se com com a força da gravidade

           Desde 500 a.c. minerais magnéticos já eram usados como bússolas. A própria Terra é um grande ímã com campo magnético que se projeta a 80 km da superfície do planeta, região cilíndrica conhecida como magnetosfera. O vento solar, partículas cósmicas que são atraídas pelo planeta, é atraído pela magnetosfera. Os ímãs possuem dois polos e um deles (polo norte) é atraído pelo polo norte da Terra e o outro (polo sul) pelo polo sul. Os polos opostos se atraem mutuamente.       Embora a eletricidade só foi descoberta muito depois por Charles Augustin de Coulomb (1736-1806) o magnetismo é causado por cargas elétricas em movimento dando origem ao eletromagnetismo (conteúdo do módulo 2). Então todos os átomos apresentam campo magnético.


          II- Campo Magnético


           É a região onde atua uma força magnética. A limalha de ferro responde às linhas do campo magnético e orienta-se pelas respectivas linhas. Mudando o imã sob a limalha observa-se o movimento individual do grão de limalha.


           III- Ímã


           Atrai objetos de ferro e tem dois polos, norte e sul.

           *Cuidado: os ímãs devem ficar longe de marca-passos e disquetes de computadores


           IV- Bússola


           Instrumento simples composto de uma agulha metálica imantada que aponta sempre para o norte. As demais direções são indicadas na bússola.


Referências Bibliográficas:


- Ciência Hoje das Crianças , v.4, p. 2 , (magnetismo M 1) -Ciência Hoje das Crianças, v.52, p. 4, (magnetismo M 1)

- Ciência Hoje das Crianças , v.4, p. 2, (eletromagnetismo M 2)

- D. M. de Oliveira, Ciências Físicas e Biológicas, Editora do Brasil S.A. , v. 3, p. 125


 

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