COMO CONSTRUIR UM ELEVADOR HIDRÁULICO

Material

-2 seringas de injeção de diâmetros diferentes (quanto maior for a diferença entre os diâmetros das seringas, melhor será o resultados da experiência).

-um pedaço de mangueira fina.

-um pouco de água.

-placa de madeira ou papelão.

- um pouco de graxa ou vaselina.

-copinhos de plástico.

- alguns preguinhos pequenos.

Procedimento

1.Prenda as seringas em uma placa de madeira ou de papelão, verticalmente. Una-as com a mangueira. Em seguida coloque água até a metade delas. Para facilitar a movimentação dos êmbolos, passe neles um pouco de graxa ou vaselina. Conserve o conjunto na posição vertical.

2.Seu elevador hidráulico ja pode ser usado. Um apequena força aplicada no êmbolo menor resultará em uma grande força no êmbolo maior. Tente sentir esta diferênça com a mão. Segure os dois êmbolos, pressione o menor e sinta a força que surge no maior.

3.Experimente colar dois copinhos de plástico sobre os êmbolos. Depois que a cola secar, coloque 50 preqguinhos no da direita. Em seguida, vá colocando preguinhos no da esquerda, até conseguir o equilíbrio dos dois êmbolos. Quantos pregos foram necessários para equilibrar os cinquenta do outro corpo.

Referência: BEDAQUE, C. S.- Ciências: "Entendendo a natureza: o mundo em que vivemos".