CONSTRUINDO UM MERGULHADOR

 

 

Objetivo:

Este é um interessante e divertido experimento sobre o empuxo de Arquimedes.

 

Material:

-uma garrafa plástica de transparente de refrigerante de 2 litros com tampa.

-uma tampinha de caneta estereográfica.

-dois clipes de metal.

 

Procedimento:

Pegue a tampinha de caneta estreográfica e corte aquela haste que serve para prender a caneta ao bolso. Algumas tampinhas já vêm sem essa haste.

Abra um dos clipes de modo a poder prendê-lo dentro da tampinha, como mostra a figura.. Pendure o segundo clipe no primeiro.

Agora encha a garrafa plástica com água até a borda e coloque dentro dela, com cuidado, a tampinha com os clipes. Eles servem apenas para aumentar o peso da tampinha, que é muto leve. POdem ser substituídos por qualquer outro pedaço de metal, como pequenos pregos ou parafusos. A tampinha deve ser clocada dentro d´água com a boca voltada para baixo. Assim, quando mergulhada, uma certa quantidade de ar fica presa dentro dela.

Feche agora a garrafa com a tampa, para evitar que hja vazamentos, e seu mergulhador está pronto. Aperte a garrafa com as mãos. O mergulhador desceu? Alivie agora a pressão sobre a garrafa. O mergulhador subiu? Se os clipes que você tiver em casa forem muito pesados, um só será suficiente; se forem muito leves, talvez sejam ecessários três.

Como funciona o mergulhador? O mergulhador flutua  na água porque a tampinha está cheia de ar, e o conjunto (tampinha, clipes e ar) é menos denso que a água. Quando você aperta a garrafa, esse aumento de pressão esplha-se por toda a água (princípio de pascal) e provoca uma diminuição no volume do ar dentro da tampinha. Assi, o conjunto tampinha-clipes-ar torna mais denso e afunda. Quando você ativa a pressão, soltando as mãos, a bolha de ar volta a acrescer e o mergulhador sobe. Você pode pintar um rosto no seu mergulhador, com essas canetas cuja tinta não sai na água, ou pode pintar um cenário qualquer na parte externa da garrafa. Gostou? Então boa diversão com seu mergulhador.

Referência: BEDAQUE, C. S.- Ciências: "Entendendo a natureza: o mundo em que vivemos".

 

 

 

Enquete

Qual recurso você mais utiliza para estudar?
 

Veja Também...

Banner