Por que o pão sempre cai com a manteiga para baixo

O gato não é o único objeto em queda presente nos ditados populares. Também temos o pão. Ele sempre cai com a manteiga para baixo. Se não cair, você deve ter passado manteiga do lado errado.

De forma curiosa, esse adágio encerra alguma verdade. Robert Matthews analisou a dinâmica do pão em queda, que tem mesmo uma propensão a cair de modo que a manteiga (ou, no meu caso, a geleia) se esparrame por todo o tapete, estragando o lanche. Isso corrobora a lei de Murphy: qualquer coisa que possa dar errado dará.

Matthews aplicou alguma mecânica básica para explicar por que o pão tende a cair com a manteiga para baixo. O que ocorre é que as mesas têm a altura exata para que a torrada dê a meia volta antes de cair no chão. Isso talvez não seja um acidente, pois a altura da mesa está relaciona à altura dos homens; se fossêmos muito mais altos, a força da gravidade esmagaria nosso crânio quando tropeçássemos. Asssim, Matthews liga a trajetória do pão com manteiga a uma característica universal das constantes fundamentais do Universo em relação as formas de vida inteligente. Esse é o exemplo mais convincente que conheço de "ajuste fino cosmológico".

 

 

 

 

 

Enquete

Qual recurso você mais utiliza para estudar?
 

Veja Também...

Banner