AS PROPRIEDADES DA ÁGUA - MASSA, VOLUME E DENSIDADE



Objetivo:

Ilustrar os conceitos acima através da observação dos corpos que boiam ou afundam em água.
 
Material:
 
- Cenoura.
- 2 copos grandes de 500 ml (ou 2 garrafas plásticas transparentes de refrigerante cortadas ao meio).
- fita adesiva.
- caneta hidrocor.
- rolhas de cortiça pequena e grande.
- bolinha de gude pequena.
- moedas de tamanhos diferentes.
- papel alumínio: pedaços de 10 cm x 10 cm.
- Clipes.
- Martelo.
- água de torneira.
 
Procedimento:

1. Em dois copos grandes de 500 ml (ou dois frascos transparentes, como garrafas PET de refrigerantes cortadas ao meio) colocar água, mas atenção. No primeiro será colocada água até a metade do volume e no segundo até um quarto do volume. Marcar com fita adesiva, ou caneta hidrocor, o volume inicial da água nos frasco.
2. Numerar os objetos: rolha pequena e grande, bolinha de gude pequena, moedas de tamanhos diferentes, pedaços de cenoura do tamanho das rolhas, clipes, papel alumínio amassado com a mão e outro compactado com o martelo.
3. Mergulhar um objeto de cada vez no primeiro frasco observando e anotando o que ocorre. Marcar o volume de água para cada objeto mergulhado com uma caneta hidrocor. Comparar os resultados obtidos.
4. Repetir o mesmo experimento com o segundo frasco e comparar os resultados com os do outro frasco.
 


Princípio:

Os corpos boiam ou afundam em função do material constituinte e da forma. No material a característica importante é a relação entre a massa (m) e o volume (v) do corpo. Essa propriedade é denominada densidade (d) e expressa por:
 
Fórmula da densidade

Observar que as rolhas boiam porque são constituídas de cortiça, um material pouco denso.
Observar que os objetos bolinha de gude, moeda, constituídos de vidro ou metal, afundam na água porque são mais densos do que a água. Há mais matéria ocupando o mesmo volume. No entanto, o mesmo material alumínio pode boiar ou afundar, ou ser menos ou mais denso do que a água, em função da forma e da compactação.
 

Contextualização:
 
Numa tempestade, ao atravessar uma ponte com o caminhão, caíram no rio três caixas completamente cheias contendo cada uma, moedas, rolhas e bolinhas de gude. O que acontecerá com as caixas no rio?
 
Bibliografia:


Ciência Hoje das Crianças n.19, p. 22
 

Enquete

Qual recurso você mais utiliza para estudar?
 

Veja Também...

Banner