CONTROLE DE QUALIDADE

Experimento:

Hoje a grande maioria dos produtos que consumimos são industrializados. Graças a este salto tecnológico, temos a comodidade de, num simples supermercado, encontrarmos a maior parte dos produtos que precisamos para as necessidades cotidianas. Mas, pare e pense! Será que você está comprando uma quantidade de um determinado produto e esta quantidade está certa? Será que você paga mais e leva menos? Quem garante isso?

Felizmente para resolver este problema existem órgãos que fiscalizam as empresas. Estes órgãos fazem os famosos testes de qualidade, que permitem saber se realmente o que está marcado na embalagem do produto condiz com a realidade. Todos já vimos no Fantástico o INMETRO realizando vários testes de qualidade e reprovando vários produtos.

Objetivos:

- Aprender os nomes, as funções e a manusear as principais vidrarias usadas em laboratório.

- Realizar um teste de qualidade simples em alguns produtos do comércio.

Material:

-          Principais vidrarias e utensílios de laboratório. Numerá-los.

-          5 tubos de ensaio

-          Suporte para tubos de ensaio

-          1 caneta de retroprojetor

-           1 palito de madeira

Procedimento experimental:

1. Anotar os nomes das vidrarias e materiais que se encontram na bancada.

2. Verifique qual o volume anotado no rótulo do produto a ser testado. Escolha uma vidraria que permita a medida deste volume com exatidão:

Produto testado

Volume marcado no rótulo

Vidraria escolhida

Volume medido

3. Transfira todo o volume do produto testado para um béquer. Separe 5 tubos de ensaio, numere-os de 1 a 5 e coloque-os numa estante para tubos de ensaio. Escolha uma vidraria que permita a transferência do produto que se encontra no béquer para os tubos de ensaio conforme a tabela abaixo:

Tubo

Volume (mL)

Problemas:

1. O produto analisado passou pelo teste de qualidade? Por quê?

2. Existe alguma possibilidade de erros operacionais (erros cometidos pelas pessoas que fizeram o teste e/ou erro nos equipamentos usados)? Cite alguns possíveis?

3. Qual o critério usado pelo grupo para escolher as vidrarias durante a medida de volumes?