TRATAMENTO DA ÁGUA

 

 

 Experimento:

 A água cobre quase três quartas partes da superfície da terra e está presente em vários aspectos na atmosfera. Dos estimados 1,43 x 1021 Kg de água da Terra, 97,4% estão nos oceanos, 2,0% nas calota polares e apenas 0,6% constitui a água doce. Os rios despejam 3,7x106 Kg/ano de água nos oceanos. A água pura congela a 0ºC e ferve a 100ºC à pressão de 1atm, ou seja, ao nível do mar. O ponto de fusão é um temperatura característica na qual determinada substância numa certa temperatura passa do estado sólido para o líquido. O ponto de ebulição é um temperatura característica na qual determinada substância numa certa temperatura passa do estado líquido para o gasoso.


Objetivos:


- Compreender os principais processos envolvidos no tratamento da água.

 - Conscientização sobre a importância do tratamento, da não poluição e do combate ao desperdício de água.

 


Material:

 

-         2 béqueres de 500 mL.

-         1 pipeta de 10 mL

-         Bagueta.

-         Papel indicador universal.

-         Solução de hidróxido de cálcio 2%.

-         Solução de cloreto férrico 1%.

-         Filtro natural com carvão vegetal, areia fina, areia grossa e pedra.

 

 

Procedimento experimental:

 

1. Adicione cerca de 250 mL de água bruta (de torneira) em um
béquer. Meça o pH com papel indicador. Anote na tabela abaixo.

2. Adicione aproximadamente 10 mL de solução de
hidróxido de cálcio 2%. Agite por 2 minutos com uma bagueta. Meça o pH com papel indicador. Anote na tabela abaixo.

3. Adicione 2 mL de solução de cloreto férrico 1%. Agite vigorosamente o sistema por 2 minutos. Verifique se há a formação de flocos. Em caso negativo adicione mais 1 mL da solução contendo cloreto férrico 1%. Assim que os flocos puderem ser visualizados, mantenha uma agitação lenta e cuidadosa por mais 10 minutos.

4. Deixe o sistema em repouso por 3 minutos até os flocos decantarem.

5. Com o mínimo de agitação possível, filtre o sistema no filtro natural montado. Recolha a água filtrada em um béquer e anote os aspectos físicos da mesma (cor, odor ).

6. Meça o pH com papel indicador. Anote na tabela abaixo:

 

Tubo

pH

BRUTA

 

 ALCALINA

 

 TRATADA

 

 

Problemas:


1. Você considera a água que analisou como de qualidade? Por quê?

2. Que dicas você daria sobre como ajudar a economizar água em casa e na escola?

 

Enquete

Qual recurso você mais utiliza para estudar?
 

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