CINÉTICA QUÍMICA

 

  

Influência da Temperatura:

Em nossa vida diária, encontramos reações químicas lentas (como, por exemplo, a queima de uma vela) e rápidas ( por exemplo, a explosão da dinamite). Daí surge o estudo da Cinética Química.

Cinética química: é o estudo da velocidade das reações químicas e dos fatores que nela influem.

De um modo geral, para medir a velocidade de uma reação deve-se medir a quantidade de reagente que “desaparece” ou a quantidade de produto que se “forma”, por unidade de tempo. Por exemplo, dada a equação:

CO + NO2 → CO2 + NO

podemos medir sua velocidade medindo as quantidades de CO ou de NO2 que “desaparecem” ou as quantidades de CO2 ou de NO que se “formam” por hora, por minuto, por segundo, etc.
Esse procedimento é semelhante ao da medida da velocidade de um automóvel, quando mencionamos “quantos quilômetros por hora são 
percorridos”( ou por minuto ou por segundo, etc.).


Conceito de velocidade média da reação:

Velocidade média de uma reação química é o quociente da variação da concentração molar (ou molaridade) de uma das substâncias, dividida pela variação do tempo.
Dada a reação química: A + B → C + D, para a velocidade em C temos:

 


<!--[endif]-->
<!--[endif]-->


Por exemplo, se na reação citada a concentração de C passar de 20,0 para 32,5 mol.L-1 do 5º para o 10º minuto da reação, a velocidade de formação de C foi de:


Fatores que influem na velocidade das reações:

Para entendermos os fatores que influem na velocidade de uma reação, devemos conhecer de início o próprio mecanismo da reação, isto é, a maneira pela qual são quebradas as moléculas iniciais e formadas as moléculas finais.
Podemos dizer que a velocidade de uma reação irá depender:
- da frequência dos choques;
- da energia (violência) dos choques;
- de uma orientação apropriada das moléculas no instante do choque.

Desses três fatores, os mais importantes são os dois primeiros. Ora, a frequência e a energia dos choques são, por sua vez, muito afetadas pelos sequintes fatores:
- estado particular em que se encontram os reagentes;
- temperatura em que se processa a reação;
- eletricidade;
- luz;
- pressão;
- concentração dos reagentes;
- catalisadores.

Temperatura em que se processa a reação:

Um aumento de temperatura agita as moléculas mais intensamente, aumentando a frequência e a violência dos choques entre as moléculas reagentes e aumentando, como consequência, a velocidade das reações.
Por esse motivo, Van’t Hoff já dizia, no século retrasado, que uma elevação de 10ºC na temperatura, em geral, duplica a velocidade de uma 
reação química, (atualmente essa lei é pouco importante, pois já são conhecidas muitas exceções).


 

Enquete

Qual recurso você mais utiliza para estudar?
 

Veja Também...

Banner