ELETRÓLISE

 

 

eletrólise (eletro=eletricidade e lisis=decomposição)é um processo que separa os elementos químicos de um composto através do uso da eletricidade. De maneira sumária, procede-se primeiro à decomposição (ionização ou dissociação) do composto em íons e, posteriormente, com a passagem de uma corrente contínua através destes íons, são obtidos os elementos químicos. Em muitos casos, dependendo da substância a ser eletrolisada e do meio em que ela ocorre, além de formar elementos ocorre também a formação de novos compostos. O processo da eletrólise é uma reação de oxi-redução sendo portanto um fenômeno físico-químico não espontâneo devido a necessidade de energia para que o mesmo ocorra.

 

 


Vamos considerar agora reações químicas que se caracterizam pela conversão da energia elétrica em energia química potencial. Este processo, inverso, denomina-se eletrólise e nele também ocorrem reações de oxi-redução.
As reações que ocorrem nas pilhas são denominadas eletroquímicas e as que ocorrem na eletrólise são denominadas eletrolíticas.

Nas reações eletroquímicas, os processos são espontâneos quando Eº é positivo,e quando é necessário o fornecimento de energia elétrica  os processos não são espontâneos,ou seja, Eº é negativo.


A equação: 2H2O(l) → 2H2(g) + O2(g) , Eº=-1,23 V, é um exemplo de reação não-espontânea. Teoricamente deve-se ter ema voltagem de 1,23 V para que se inicie a reação, mas na prática o desprendimento gasoso só terá início ao atingir-se 1,70 V.

 

 

 

Enquete

Qual recurso você mais utiliza para estudar?
 

Veja Também...

Banner