DETERMINANDO QUALITATIVAMENTE A MASSA,

O VOLUME E A DENSIDADE DA ÁGUA

 

 

 Objetivos :

Ilustrar os conceitos através da observação dos corpos que bóiam ou afundam.

 

Material :

  •  Balança
  •  Espiriteira (boca de fogão ou bico de bundsen)
  • Caneca de alumínio
  • 2 frascos plásticos pequenos com tampa(de filme fotográfico)
  • 5 béqueres de 500mL (5 garrafas plásticas transparentes cortadas)
  • água
  • cubos de gelo
  • óleo de cozinha
  • álcool
  • 2 tubos plásticos ( tipo de caneta esferográfica )
  • 1 proveta graduada de 200 mL ( ou um medidor de cozinha, ou mamadeira )
  • 2 frascos pequenos, de vidro, com tampa de borracha ( tipo de penicilina)

 

Procedimento 1 :

 1. Colocar água quente (quase fervendo) em um frasco transparente de refrigerante tampado até a metade do volume e marcar com fita adesiva o volume inicial da água quente no frasco. Tampar e deixar esfriar .

 2. No béquer 2 (ou frasco 2) colocar água fria e marcar o volume de água. Colocar um cubo de gelo na água. Observar o que acontece.

3. Colocar o frasco pequeno vazio tampado no béquer 2. Observar.

4. Encher o frasco pequeno com vapor que sai da lata de cerveja com água fervendo. Tampar e colocar no béquer 2. Observar.

5. Repetir a etapa 4 com água quente. Observar.

6. Encher o frasco pequeno com água fria e colocar no béquer 2. Observar.

7. Verificar se a água do frasco 1 está fria e marcar o volume. Se ocorrer contração abrir o frasco antes de marcar o volume. O que pode ser concluído?

 

Procedimento 2:

 1. Em uma balança pesar um béquer vazio ( massa m1 ). Adicionar 200 mL de água no béquer ( volume VL ), e pesar novamente (massa m2 ). Calcular a massa do líquido (m = m2 - m1 ) e a relação mL / VL .

 2. Repetir o mesmo procedimento descrito no item 1, utilizando óleo de cozinha e álcool.

 3. O que representam os valores mL / VL obtidos para os líquidos utilizados ?

 

Procedimento 3: 

 1. Furar as tampas de borracha de dois frascos de vidro de penicilina, rotulados 1 e 2, de modo a ajustar perfeitamente , em cada um deles, um tubo plástico ( tubo de caneta esferográfica vazio e limpo ).

  2. Colocar água em cada um dos frascos ( se disponível, colocar um corante na água para facilitar a visualização) e fechar com a tampa de borracha contendo o tubo plástico.


3. No frasco número 1, o volume de água deve ser suficiente para subir até ¾ da altura do tubo plástico. No frasco número 2, o volume de água deve ser suficiente para subir até 1/4 da altura do tubo plástico. Marcar os níveis com uma caneta hidrográfica, ou um pedaço de fita adesiva.

4. Colocar o frasco 1 num recipiente com água gelada e o frasco 2 em água quente. Observar e marcar os níveis finais da água em cada caso. Explicar

 

Procedimento 4:

1. Em um pote plástico colocar água e alguns cubos de gelo. Observar .

2. O que pode ser concluído sobre a relação massa/volume de água líquida e de gelo ?


Princípios :

Como regra geral o volume aumenta com o aumento da temperatura.
No caso da água, ela no estado sólido, a 00 C, possui volume máximo e menor densidade que a água líquida. De 00C à 40 C, passa de maior volume e menor densidade para uma situação de menor volume e densidade máxima (=1 g/cm3). Aumentando-se a temperatura acima de 40 C, a dilatação torna-se normal o volume aumenta contínuamente com a temperatura, ou seja, como o esperado ou o regra geral, ocorre a expansão do volume.

Problema:

Um pirata queria enviar uma mensagem dentro de uma garrafa de refrigerante. Ele deve  encher a garrafa de água ou com ar? se for com água, ela devia ser quente ou fria?

 

 Tabela de respostas:

 

            Escreva as observações de cada etapa do experimento:

 

            1. O que pode ser concluído da observação dos volumes de água quente e fria do frasco no. 1?

 

 

 

            2. O que aconteceu com o cubo de gelo e com o volume do béquer 2 ?

 

 

 

            3. O que aconteceu com o frasco pequeno vazio tampado no béquer 2 ?

 

 

 

            4. O que aconteceu com o frasco pequeno com vapor de água fervendo ?

 

 

 

            5. O que aconteceu com o frasco pequeno com água quente ?

 

 

 

            5. O que aconteceu com o frasco pequeno com água fria ?

 

 

 

Comparar 2, 3, 4, e 5.

 

 

 

 

Bibliografia :

            Ciência Hoje das Crianças n.19, p. 22 (199 )

 

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