Força magnética sobre corrente alternada

A corrente elétrica fornecida pelas usinas e distribuída pelas subestações é uma corrente contínua ou alternada?
Descubra nesta atividade.

Campo magnético; força magnética; corrente alternada.

1 lâmpada incandescente de bulbo pequeno e filamento reto, como aquelas usadas em fogões;
1 soquete para lâmpada que pode ser ligado diretamente na tomada (soquete de pino);
1 ímã gerador de campo intenso (como um ímã retirado de um HD);
1 extensão onde o soquete com a lâmpada possa ser ligado;
1 fonte de tensão de 6 V com corrente superior a 3,0 A (pode ser a fonte de um computador velho, como a do experimento “Linhas de indução do campo magnético”);
1 pedaço de fio de cobre rígido com cerca de 10 cm de comprimento;
1 metro de fio de cobre bem fininho que pode ser retirado de uma bobina danificada; bobinas com fio fino normalmente são encontradas em transformadores como aqueles usados em reatores de lâmpadas fluorescentes;
suportes verticais;
2 cabos feitos de fios condutores.

Mãos à obra

Montando uma balança de corrente

Corte um pedaço de 10 cm de fio rígido de cobre e retire seu isolamento.

Extraia cerca de um metro de fio de cobre bem fininho de uma bobina danificada e divida esse fio em duas metades iguais.

Raspe as extremidades de cada segmento do fio fininho para retirar o esmalte isolante e conecte esses segmentos às extremidades do fio rígido. Prenda as outras extremidades dos fios fininhos aos suportes verticais, de modo a fazer uma balança. Use cabos de fios condutores para ligar as outras extremidades dos fios fininhos aos terminais da fonte de tensão.

Ligue a fonte de tensão e verifique se os fios resistirão à corrente elétrica. Pode ser que o esmalte do fio se queime nesse momento. Se o fio não se romper, isso não trará problema.

Aproxime o ímã do pedaço de fio de cobre rígido para mostrar que existem forças de atração ou repulsão entre os polos do ímã e o pedaço de fio. Inverta o sentido de corrente e peça aos alunos para observar o comportamento do fio.

Investigando as características da força magnética que atua no filamento de uma lâmpada incandescente

Enrrosque a lâmpada incandescente de filamento reto no soquete e conecte-o à tomada de uma extensão.

Deixe a lâmpada repousada sobre a base do retroprojetor. Você pode optar por mantê-lo desligado durante toda a experiência. A luz da lâmpada incandescente é suficiente para projetar uma imagem do filamento na tela. Se você ligar o retroprojetor, os alunos poderão visualizar melhor a montagem e o que suas mãos estão fazendo com o ímã.

Com a lâmpada acesa, aproxime o ímã de seu bulbo e modifique sua posição até conseguir um padrão de movimento como o que está mostrado nas fotografias da página seuinte.

Experimente ainda deixar o retroprojetor desligado com apenas a lâmpada acesa.

Pergunte aos estudantes que tipo de forças estariam atuando no filamento da lâmpada para que ela se comportasse desse modo.

Em uma balança de corrente, como aquela que nós confeccionamos e utilizamos no passo 1, surge uma força magnética sobre o fio de cobre percorrido por corrente elétrica. A direção e o sentido dessa força podem ser previstos com a “regra do tapa”. Para uma dada orientação do ímã e para uma corrente direta (DC), a força entre o ímã e o fio provocará a atração ou a repulsão do fio. Mudando-se a orientação do ímã ou o sentido de circulação da corrente no fio, alterna-se a interação de uma força de atração para uma força de repulsão, ou vice-versa.
Na experiência com a lâmpada, a corrente que circula pelo filamento é alternada (AO). A frequência de oscilação da corrente é 60 Hz, isto é, 60 vezes a cada segundo, a corrente muda de sentido e retorna ao sentido original. Como resultado, a interação alterna-se rapidamente entre forças de atração e repulsão e é isso que provoca a oscilação do filamento.

A “regra do tapa” e as características da força magnética entre fios percorridos por corrente elétrica e campos magnéticos gerados por ímãs é um dos temas estudados pelos alunos no ensino médio. Em geral, todos os livros didáticos voltados para esse segmento do ensino apresentam um tratamento adequado desses temas.